Há quem diga que os Queen Of The Stone Age estão aprimorando os seus métodos de tortura sobre o lançamento do novo álbum Villains a sair dentro de poucos dias, em 25 de agosto. Desde o vídeo sensacional e irónico com Josh Homme e a banda sendo avaliados por um detector de mentiras – contendo spoilerspartilhado nas redes sociais e na página oficial da banda no mês de junho revelando o nome do álbum, um trecho de uma das músicas novas e do nome produtor do disco – Mark Ronson que já trabalhou com Adele, Amy WyneHouse e Paul McCartney -, foi criada uma grande expectativa sobre o que este álbum venha trazer de novo e de que forma irá surpreender aquando da sua revelação na íntegra.

Desde o lançamento do primeiro single “The Way You Used To Do” para o álbum, também em junho,

que não tivemos mais notícias dos vilões norte-americanos, mas um aguardo ensandecido por lançamentos verdadeiros já confirmados pelas mentiras do mind-reader-dançarino Josh no polígrafo. Categoricamente, a personificação do mal trazida na capa do segundo single “The Evil Has Landed”, agora revelado, aproveitou este timing para aterrar em grande estilo entre os terráqueos para sussurrar distorcidamente o seguinte convite:

Close, come close
Going on a living spree
plenty wanna come with me
you don’t wanna miss your chance
near-life experience.

Em entrevista a Zane Lowe na Beats 1 Radio, Josh Homme enfatiza que se trata de uma canção de 6 minutos que flui muito rapidamente e ainda assim nada nela se repete, assim como mantém influências antigas, como o desert style, e até mesmo ciência. “The Evil Has Landed” traz as marcas da bagagem stoner consolidada da banda, com uma vibração mais agitada, dançante e, ao mesmo tempo, pesada relembrando-nos que os Queen Of The Stone Age nunca encaram o mundo com algo novo em jeito de brincadeira. As distorções e desarranjos da canção parecem entrar em consonância com uma letra que se desenha em torno de uma redenção inexistente entre o emaranhado complexo da vida, afinal…

We’re all a little tangled
We’re all a little mangled.

Os Queens Of The Stone Age saem em turnê após o lançamento de Villains no final de agosto, seguindo inicialmente pela America do Norte em setembro e para Europa no início de novembro.