FKA Twigs, como sabemos, começou por ser bailarina, actuando como dançarina profissional espectáculos e vídeos de artistas consagrados do universo da pop. Não era, de todo, suficiente, e Tahliah Barnett formou já o seu próprio império musical. Império esse vigoroso e coeso, quer na qualidade das suas melodias, quer na criatividade inerente em todos os momentos em que actua. No início deste ano, concedeu-nos um novo single, “Good to Love”, e prometeu-nos que deslumbrantes matérias estariam a caminho.

Estando já desde 2012 bem aclamada e aplaudida por vários palcos, foi em Moscovo, na Rússia, no Lastochka Festival, que apresentou pela primeira vez ao vivo três novas criações. É a primeira edição deste festival, sendo também a estreia de FKA em solo russo.

Radiant Me² é a designação encontrada para o espectáculo por si desenvolvido, exibindo umas mãos enormes no palco, com a participação da sua tribo de criativos e bailarinos, alguns até contorcionistas, que, neste mar de novidades, souberam captar a atenção do público do primeiro ao último segundo desta proposta. Os movimentos são desafiadores da própria gravidade e encontramos ritmos de percussão totalmente na corrente de rituais que, não fosse o tom electrónico, nos pareceriam anciãos. Com leituras que vão do espaço ao universo gótico, o grupo dança ao sabor das letras e melodias ritmadas das concepções de Twigs.

Novas coreografias, novos penteados e figurinos, o seu soprano marcado, a presença de Barnett renova-se e multiplica-se, levando sempre o seu inconfundível timbre a querer provar limites e a desbravar emoções pouco conhecidas.Ficámos com água na boca e agora resta-nos aguardar edição oficial destas composições vibrantes, em tudo imagem de marca de FKA Twigs.

A digressão contará com sete apresentações no mês de Julho.
13 de Julho – Skral Grimstad
15 de Julho – Pemberton, Canadá
17 de Julgo – Pitchfork, Chicago
20 de Julho – Pier Six, Baltimore
22 de Julho – Panorama, Nova Iorque
23 de Julho – Wayhome, Toronto