Com os Bombay Bicycle Club em zona indefinida no que respeita à sua continuidade e ao seu futuro enquanto colectivo – e em pleno hiato anunciado no raiar do ano passado -, não se esperava outra coisa que o desenvolvimento de projectos a nível individual e a solo dos membros da banda britânica, que ao longo dos seus pouco mais de dez anos de existência nos deram canções memoráveis.

O baixista Ed Nash foi a primeira cria a sair do ninho e a aventurar-se no seu próprio projecto sob o pseudónimo Toothless, com o qual nos deu os primeiros sinais de vida pós-BBC  em março do ano passado com “Terra”, o tema de estreia para seu o também álbum de estreia The Pace Of The Passing que viria a editar a 27 de janeiro deste ano. Um ano depois de “Terra”, o vocalista Jack Steadman apresentou-se publicamente a solo com o seu projecto intitulado Mr Jukes pela mão de “Angels/Your Love“, um tema com participação de BJ The Chicago Kid – músico norte-americano que se movimenta nas esferas mais quentes do r&b, soul, funk e hip hop -, que explorava um acid jazz mergulhado em funk e que já nos indicava a direcção que a voz por detrás dos maiores hinos indie dos BBC pretendia tomar.

Lê tambémBombay Bicycle Club: Dez videos, dez memórias

Agora, e já depois de entretanto ter lançado “Tears“, uma canção mais sóbria e menos exuberante mas nem por isso menos encharcada em soul e r&b, Mr Jukes revela o terceiro tema do seu debutante registo discográfico que se irá chamar God First. e que sairá pela Island Records a 14 de julho. “Grant Green” entra de rompante e sem dar tréguas pela carismática voz de Charles Bradley que domina um doo bop infeccioso pejado de funk bastante próximo de um James Brown com elementos contemporâneos mas que se cerca de todo o cenário afro-americano dos 70s. A acompanhar, um divertido vídeo feito em animação que abre a porta ao interior do universo paralelo de God First para ajudar – não que fosse necessário – a entrar no espírito 😉