Há encontros e colaborações que apesar de chegarem com o sabor da surpresa, fazem tanto sentido que exercícios mentais nem tanto assim complicados nos levariam a associar como lógicos. Johnny Jewel, o arlequim do dark disco responsável por uma miríade de projectos como os Glass Candy ou os Chromatics, todos eles adjacentes à sua própria label, a Italians Do It Better, vê o seu universo nocturno de classe vintage, estranheza retro e lo-fi disco atravessar as fronteiras de Twin Peaks e entregar algumas das suas composições à banda sonora da mítica série de David Lynch que estreia a sua nova temporada depois de 26 anos de ausência já no próximo dia 21 de Maio.

Os temas da banda sonora farão parte de Windswept, o novo disco de Jewel que sai já dentro de apenas dois dias. Além dos temas escritos para dar som a Twin Peaks, Windswept conta com músicas compostas em colaboração com as suas próprias bandas, uma espécie de inception Jewel style. Johnny apresenta assim temas com os Glass Candy, Heaven, Symmetry, Desire e Chromatics.

Duas das músicas têm já vídeo e ambas assumem em absoluto o legado estético e sonoro da série de Lynch. O primeiro vídeo, lançado no final da semana passada, recai sobre o tema que dá nome ao disco e avança pelos terrenos sónicos percorridos por Angelo Badalamenti e Barry Adamson em algumas das bandas sonoras dos filmes do realizador norte-americano, enquanto “Television Show” ganhou ontem imagens públicas. Imagens incómodas, enigmáticas, bizarras e assustadoras como todo o ambiente de Twin Peaks.

Enquanto o disco novo do provavelmente mais mediático dos projectos de Johnny, os Chromatics, não chega, “Television Show” vem assinado exactamente como Chromatics. Alexis Rivera, a manager, adiantou apenas há uns dias que o tão adiado e super esperado disco estará prestes a ser lançado e justificou finalmente a demora no lançamento de Dear Tommy. Johnny Jewel teve uma experiência de quase morte no Natal de 2015 no Hawaii e ao regressar a Los Angeles destruiu todos os 15.000 cds e 10.000 vinis que estavam prontos, relançando-se na regravação completa do disco. Os temas anteriormente revelados, “I Can Never Be Myself When You’re Around” e “Dear Tommy”, foram recentemente retirados da internet, o que segundo Rivera indicará novidades muito em breve.

Até lá, o vento sopra de formas estranhas vindo de Twin Peaks.

Windswept:

01. Television Snow (with Symmetry)
02. Windswept
03. Saturday
04. Missing Pages
05. The Crimson Kiss
06. Strobe Lights
07. Heaven (with Heaven)
08. Slow Dreams
09. Insomnia
10. Motel (with Glass Candy)
11. Between Worlds
12. The Flame
13. Stardust
14.  Chromatics: Blue Moon

Johnny Jewel - Windswept

Johnny Jewel – Windswept