Para quem gosta de montar puzzles, os The xx parecem estar a preparar a sua prenda de Natal. E aos poucos e poucos vão surgindo pedaços de uma história que se prevê bonita de ser montada.

Ora, o que já sabíamos até agora era que a banda estava em estúdio, depois do anúncio no mês passado através das redes sociais com uma nota escrita à mão e uma playlist com temas que os três elementos da banda andavam a ouvir e que, eventualmente, servirão de inspiração. Os The xx continuaram a actualizar esse conjunto de canções nos dias subsequentes e logo no início da playlist surgiu, há uns dias, um tema sem qualquer identificação de nome ou banda.

O snipet de som foi alterado já por duas vezes e, de momento, encontra-se disponível um trecho onde uma guitarra muito próxima ao som das guitarras de Robert Smith surge como resultado de uma intro EDM. Curiosos, não é?! A anterior, que já não está disponível, contava ainda com uma voz masculina.

A radialista Annie Mac confirmou, entretanto, que o trio vai estar presente no seu programa na próxima quinta-feira para uma conversa e para um live set no BBC Radio 1 Show. Pois que duvidamos todos que vão tocar material antigo, certo? Certo! Duvidamos nós e também alguns dos elementos do Indieheads no Reddit que andaram já à caça de mais indícios do que pode estar para chegar e para quando. E encontraram? Encontraram. Encontraram um novo disco inteirinho referenciado como The xx e com o nome de I See You no Shazam. Dozes músicas ordenadas alfabeticamente, duas delas já com dois Shazams – “On Hold” e“Say Something Loving” com 5 e 1 respectivamente -, mas sem, infelizmente, ainda estarem disponíveis os temas. Podem ver em baixo o alinhamento completo. “Performance” tinha já sido tocada ao vivo.

Já com as atenções viradas em completo para si, os The xx parecem mesmo estar no limite de revelar música nova ou até mesmo de lançarem o disco nos próximos dias. Vamos colocar as fichas no programa da Annie? Vamos. Para já cá está a terceira amostra de 55 segundos. É ir ouvir antes que desapareça e que seja substituída por outra. Não vamos querer nenhuma peça do puzzle.

The xx Shazam

The xx Shazam

I See You:

01. Brave for You

02. Dangerous

03. I Dare You

04. Lips

05. Naive

06. On Hold

07. Performance

08. Replica

09. Seasons Run

10. Say Something Loving

11. Test Me

12. A Violent Noise