Se a genialidade não tem limites, a de Bill Fay muito menos, principalmente limites temporais. Com uma das mais marcantes, influentes e refinadas obras do século passado em apenas dois discos, o debutante e homónimo Bill Fay de 1970 e Time of the Last Persecution logo no ano seguinte, Mister Fay foi largado pela Deram, a sua editora da altura, pelas fracas vendas. Foi preciso um século cair e vir uma nova era para termos o privilégio de (re)conhecer o antigo e o novo trabalho de Bill.

Tomorrow, Tomorrow & Tomorrow gravado ainda nos anos 70 logo a seguir a Time é editado em 2005 pela Durto e quase dez anos depois a mui estimada Dead Oceans (aqui pela nossa casa) edita os primeiros originais do século XXI em Life Is People.

Frente a frente com a questão sobre o seu relacionamento com o piano Bill responde não “Ever since I learnt to play the piano,” mas “Ever since the piano taught me…” e são essas lições ensinadas pelo piano a Fay que são exploradas em Who Is The Sender? o novo trabalho. “Music gives” diz-nos ele… mas fá-lo pensar e questionar quem envia a reconexão com as maravilhas da vida através da composição e da voz do seu piano.

Agora maravilhemos-nos novamente! Estas são “War Machine” e a magnificente e delicada balada “Underneath The Sun”.

WHO IS THE SENDER?

01. The Geese Are Flying Westward

02. War Machine

03. How Little?

04. Underneath The Sun

05. Something Else Ahead

06. Order Of The Day

07. Who Is The Sender?

08. Freedom To Read

09. Bring It On Lord

10. A Page Incomplete

11. A Frail And Broken One

12. World Of Life

13. I Hear You Calling (Studio Reunion)

alec peterson sig