Quando, em 1966, George Harrison se tornou amigo pessoal de Ravi Shankar na sequência de uma ida à Índia, a música dos The Beatles transfigurou-se acentuadamente num psicadelismo lânguido e narcótico, com o inconfundível som das cítaras a ser presença habitual, desde então, nas composições dos fab four, que deixavam definitivamente os domínios da pop limpinha que tinham, até aí, derramado nos discos que lançavam a cada seis meses, e entravam num mundo tantas vezes vivido através de um grande caleidoscópio.

O novo vídeo dos MIEN – o supergrupo composto por Alex Maas dos The Black Angels, Tom Furse dos The Horrors, Rishi Dhir dos Elephant Stone e John-Mark Lapham dos The Earlies -, para “Earth Moon” podia perfeitamente ter servido de incentivo visual a qualquer tema dos The Beatles no pós-Rubber Soul que envolvesse muitos ácidos (“Within You Without You”, “Strawberry Fields Forever”, “I Am The Walrus”), até porque partilha com essa fase dos The Beatles muito das particularidades sonoras.

Instigador das tonalidades rock mais chegadas a um psicadelismo psicotrópico, impregnado de cítaras e flautas, devedor das ambiências chilled dos 70s com um pequeno sopro contemporâneo transversal à canção, o novo vídeo dos norte-americanos apresenta uma amálgama de cores e animações disformes como se tivéssemos chegado a casa de madrugada e ligado o Baby TV antes de ir dormir. Os MIEN editam o seu álbum homónimo de estreia a 6 de Abril, via Rocket Recordings. Do alinhamento já se conhecem este “Earth Moon”, o tema de abertura do álbum, e “Black Habit“, o tema de estreia, revelado em Janeiro.

Lê também: MIEN junta membros de The Black Angels e The Horrors em torno do alucinógeno “Black Habit”