O estreante First Mind, que em 2014 testemunhava a ascensão de Nick Mulvey como um dos novos artistas do ano e que lhe valeu a honrosa missão de fazer as primeiras partes dos concertos para Laura Marling na sua terra natal, completou já três primaveras e para muitos ficou, certamente, lá atrás nas gavetas mais fundas da memória, embora ninguém lhe tire já o mérito de ter figurado nas listas de melhores discos debutantes do mesmo ano, tendo mesmo disputado com os Bombay Bicycle Club, Daman Albarn, Anna CalviFKA Twigs um Mercury Prize que acabou por ir parar às mãos dos Young Fathers.

Se todo o mediatismo recebido nos instantes que rodearam o lançamento do disco poderia ter compreensivelmente pressionado Mulvey a lançar de forma célere um sucessor, a verdade é que tal acabou por não acontecer, deixando o britânico com tempo de sobra para trabalhar tranquilamente num segundo registo mas algo que, por outro lado, o fez cair invariavelmente no esquecimento, não tendo ainda uma carreira consolidada que o pudesse eventualmente evitar.

Pronto para retomar as lides discográficas, Nick Mulvey regressa agora com o single de avanço para o seu próximo longa-duração. “Uncondicional”, capta de forma particularmente explícita as experiências e ensinamentos sonoros que Nick absorveu durante a sua permanência em Havana, Cuba, e apresenta uma folk muito distante de quaisquer fórmulas pré-concebidas numa abordagem inovadora e muito própria. Regada a pequenos elementos electrónicos e assente numa vibração acústica que encontra um ritmo quasi-tribal paradoxalmente subtil que não faz disfarçar as viagens pela latinidade do continente americano, “Unconditional” conta igualmente com um vídeo realizado por Bastian Glaessner – que colabora habitualmente com Björk -, que segue os momentos felizes, os dilemas e os desafios vividos a dois. Do álbum ainda se desconhece o título e a data de lançamento, que são divulgados brevemente.

Related Posts