Começa desde agora a sentir-se o rugido dos motores das motas lá ao longe, por isso é hora de ir buscar ao roupeiro os blusões de cabedal (sintético, claro) e as botas de cano alto. Os Black Rebel Motorcycle Club estão de volta passados 4 anos de Specter At The Feast, o sexto e até agora último registo de originais, e anunciam o lançamento do novo disco. Anunciam, mas também mandam ainda esperar um bom bocado. Há disco novo? Há… mas só para o ano.

A banda de Peter Hayes, Robert Levon Been e Leah Shapiro avançam desde já com o primeiro tema do novo disco e não chegam sem estrondo. Fiéis a si mesmos e a uma sonoridade desenhada a régua, esquadro e muito asfalto, os BRMC abrem caminho para o disco que só chega em 2018 com “Little Thing Gone Wild”, título mais que provável em qualquer banda de hair metal dos anos 80, coisa que choca em nada com a filosofia sonora dos Black Rebel que dificilmente se anulam dentro das quatro paredes de um só estilo, aglomerando camadas e camadas tanto de influências como de caminhos díspares de som.

Estão aí uma mão cheia de discos para o comprovar. Em “Little Thing Gone Wild” há rock a rodos, há o habitual muro de baixo que carrega em ombros as guitarras, há as batidas roubadas por Leah aos ecos dos desertos norte-americanos e a desesperança de cada timbre que escorre dos lábios de Hayes e de Levon Been. Punk psych feito para rituais noise de carácter sensual, negro e visceral nas estradas mais quentes da noite.

O disco dos Black Rebel Motorcycle Club é fruto principalmente do largo espaço temporal que o afastou do seu antecessor graças a uma doença rara – Chairi Malformation, uma má formação que impede a fluidez do liquido cerebrospinal entre o cérebro e a coluna -, que atacou Leah Shapiro mas também com as particulares disfunções emocionais tanto de Pete como de Robert…  ou como Been tão bem colocou,

It’s a crazy making machine, it can chew you up good, I mean we literally toured ‘til the wheels came off and Leah’s brain literally started leaking out of her head. I know I’ve battled on and off with mental depression, and Peter Hayes’ head never came with any proper instructions.

Wrong Creatures sai em janeiro de 2018 e foi produzido por Nick Launay, senhor detentor de um currículo no mínimo impressionante, e que enverga os nomes Public Image Ltd, Killing JokeThe Birthday Party e Nick CaveBand Of SkullsYeah Yeah Yeahs entre muitos, muitos outros.

Lord you hear me loud into my soul speaker,
Why won’t you let me out,
You’ve got the wrong creature

Black Rebel Motorcycle Club - Wrong Creature

Black Rebel Motorcycle Club – Wrong Creature