Os Arcade Fire não fazem tenções de tirar o pé das pistas de dança, e podem já juntar à lista de peripécias inusitadas que envolvem a edição do novo álbum Everything Now o lançamento de um jingle promocional para uma marca de cereais que leva o nome “Creature Comfort”, o mesmo nome de uma das canções do álbum – e que foi já mostrada no concerto que deram no início do mês no Primavera Sound Festival em Barcelona, uma das datas que compõem a sua presente digressão europeia – e cuja versão de estúdio ficamos agora a conhecer. Mas afinal, os cereais não são cereais, antes marshmellows em formato “criatura” que contêm na sua composição química methylphenidate, uma substância que mantém o estado de alerta, melhora a atenção e combate o cansaço. Coisa essencial quando se fala dos novos temas dos canadianos. A banda tocou ontem em Dublin e andou durante o dia pela cidade a esconder caixas de cereais por diversas mercearias, e quem tirasse uma foto com a dita caixa, veria o seu nome na guest list para a after party. Nada mau.

 

Ora, cansaço é coisa que pode efectivamente acontecer diante das ambiências dançáveis, e que muito vão buscar ao disco sound irisado pelas bolas de espelhos dos anos 70, que os Arcade Fire têm vindo progressivamente a revelar nos temas já conhecidos para o álbum – “Everything Now“, o tema-título e o único até agora a ter uma versão de estúdio, “Signs Of Time” e “Creature Comfort” -, e que tinham já embrulhado Reflektor, o disco anterior, facto a que não é alheia a varinha de condão de James Murphy dos LCD Soundsystem que produziu o álbum. Doce doce é também o teaser que antecedeu ontem a versão de estúdio de “Creature Comfort” que os canadianos revelam agora.

Arcade Fire – Creature Comfort

Everything Now Corp is pleased to announce an exciting new Arcade Fire tie-in. Please enjoy CREATURE COMFORT

Publicado por Arcade Fire em Terça-feira, 13 de Junho de 2017

 

“Creature Comfort” desenha-se com os mais lunares e robotizados riffs de sintetizador que estendem em uníssono o tapete para uma melodia pomposa e ostensiva num hino condizente com as linhas hiperactivas dos temas anteriores. Grandiosa, luxuriante e teatralmente electro como os Arcade Fire conseguem sempre fazer, “Creature Comfort” aconchega-se nos trilhos maquinais e quentes de um retrofuturismo quase atemporal. Os Arcade Fire deram um concerto secreto – sim, outro -, depois do concerto no Malahide Castle num pub precisamente em Dublin e mostraram de novo o tema ao vivo (cujo vídeo podem ver mais abaixo). Para o futuro ficam mesmo os restantes segredos que Everything Now encerra, mas por agora, dancemos!

Everything Now sai a 28 de julho e é produzido por Thomas Bangalter dos Daft Punk e Steve Mackey, baixista dos Pulp.