Chegar-nos-á o calor e, consequentemente, o Verão e que bem que nos vai saber ouvir o rock pop melódico dos Northern American. A banda de Los Angeles prepara-se para lançar o primeiro álbum dentro de dois meses e as expectativas são as melhores após termos ouvido os temas que compõem a primeira amostra dos americanos, o EP Happiness Hungover editado no ano passado e confirmado com o novo video, “Elysium”.

Nate Paul (vocalista e guitarrista) e Shane Alch (teclados) conheceram-se no liceu e depressa perceberam que o gosto comum pela música. Mudaram-se dos subúrbios para o centro de L.A. e juntaram-se a Augusto Veja (baixista) e Bruno Calenda (baterista), dando seguimento ao projecto Northern American.

O que podemos dizer deles e da sua música? Essencialmente, que criam uma sintonia melódica e vocal perfeita. E o segredo por trás desta intensa receita musical é um trabalho conjunto, quer em termos líricos, quer em termos instrumentais e rítmicos, e que resultam num conjunto de canções que nos faz sentir bem de tão fáceis que se tornam de ouvir. Basta espreitar Happiness Hungover (2014), onde se destacam os temas “Record Forever” ou “Wander”, bons exemplos da harmonia musical que os caracteriza.

Com um estilo simples, a trazer à memória os Fleet Foxes e The Shins, os Northern American procuram a escrita de canções sobre o que lhes vai na alma. Exemplo disso é mesmo “Elysian”, o primeiro single de Modern Phenomena, o disco com data de lançamento para dia 18 de Maio e produção de Raymond Richards, produtor dos Local Natives. 

A banda irá apresentar o disco na edição deste ano do festival SXSW, que se realiza entre os dias 17 e 22 de Março em Austin, no Texas.

joao fernandes 2