Ainda não ouviram falar dos Moda Americana? Então aprontem-se, meus caros. Eles estão para ficar e rockar connosco até mais não! Vindos da capital para nos encantar com os riffs e solos de guitarra de Guilherme Batista e a voz arrebatadora do vocalista Nuno Fernandes. Uma mescla de músicos bem conhecidos da praça que promete fazer-nos abanar o cabelo e deixá-lo à brisa imensa. Afonso Matos, Vítor Teixeira e Hugo Luizo são os restantes ingredientes essenciais na formação deste belo quinteto, cujos membros incorporam bandas como Alice e Them Flying Monkeys. Num registo bem solidificado e maduro, os Moda Americana oferecem-nos não só um tema, mas também um bónus extra a acompanhar: uma arte digital mágica com laivos psicadélicos modernistas gravada e realizada por Guilherme Baptista.

Corre no sangue destes cinco músicos o espírito Woodstock e dá-se assim uma viagem à moda americana! E eis que chega até nós uma faixa e vídeo dignos de ovações. “Singapura” é a odisseia prometida pelo grupo e o escorpião que entra em cena é o mote que nos prepara para o que aí vem. A batida perfeita de Hugo Luizo soa de imediado, ao passo que Nuno, personificado pela avestruz mirabolante do zoo, à bela moda americana, nos dá o prazer de ouvir a sua voz electrizante. Vemos quatro animais muito distintos entre si montados num elegante elefante com flashbacks a preto e branco, e ainda aparições bastante curiosas. Surge uma silhueta no background que se assemelha a Iggy Pop e ainda no auge da guitarra de Guilherme, a cobra, podemos ver saltarem personagens conhecidas por todos nós: Marge Simpson, Dragon Ball, Mickey Mouse, Buzzlighter ou Mcdonalds. Uma perfeita aventura pelos mares dos Moda Americana.

É já no dia 15 de Outubro que estes meninos vão lançar o seu primeiro álbum. Haverá ainda um concerto de apresentação da gbanda no final de novembro para nos podermos aquecer para o Inverno que aí vem. Estejam atentos a mais pérolas das Américas, em Lisboa.

Há algo de bom
Em tudo o que fazes
Compra lá, não dou
Eu e tu não há

O tema que está a contagiar Singapura, Lisboa e o mundo inteiro.