Daniel Lopatin é certamente o nome de um dos mais entusiasmantes músicos contemporâneos, e alinha agora com Ishmael Butler dos Shabazz Palaces para formar os 319, um projecto colaborativo entre ambos os músicos. “The Rapture”, o single de apresentação para o novo projecto, reforça a ideia que os Oneohtrix Point Never não se intimidam com qualquer género e retém a capacidade de dominar com distinção tudo em que se envolve. A voz de Butler adiciona a textura já conhecida em Shabazz Palaces mas ganha outra roupagem, com o instrumental a manifestar-se bem diferente do que se ouve na banda que partilha com Tendai Maraire.

O hip hop dos Shabazz Palaces já figurou este ano em dois álbuns nos quais entregaram uma vertente altamente exploratória do género com breakbeats e irregularidades sónicas que nem sempre facilitaram a acessibilidade de Lese Majesty, editado em 2014, especialmente depois do igualmente exploratório mas mais equilibrado e consistente Black Up de 2011.

Com o seu projecto Oneohtrix Point Never, Lopatin tem tido um output sólido, detentor de uma versatilidade e pluralidade artísticas fascinantes. Álbuns como Replica, R Plus Seven e Gardens Of Delete são já marcos referenciais na vertente mais exploratória da electrónica. A recente banda sonora de Lopatin para o filme Good Time valeu-lhe um prémio dedicado no festival de Cannes. Para além de toda a sua relevância a solo, sempre mostrou interesse colaborativo, tendo trabalhou com nomes como Anhoni, Iggy Pop Brian Eno, para além de se encontrar actualmente a produzir o disco novo de David Byrne. O tema saiu via Adult Swim e já pode ser ouvido aqui em baixo.