Sai mais uma para a caixa das colaborações menos esperadas (mas bem-sucedidas): DJ Shadow partilhou o vídeo que anima “Bergschrund”, a faixa que junta Josh Davis ao compositor e músico alemão Nils Frahm e é parte de The Mountain Will Fall, disco que marcou o regresso do produtor britânico aos álbuns em nome próprio.

Realizado por Matt Devine, o clip conta com o actor Mattew Sunderland como único protagonista, que se mostra envolvido numa situação caricata e em risco de perder… a cerveja. Mas o neozelandês não se resigna, nem mesmo quando a força alienígena estilizada à Hollywood tem capacidade de o fazer levitar facilmente. O realizador descreve a intenção por trás da obra da seguinte forma:

To me the track has a really cinematic and also science fiction tone to it. I wanted to make a film that really worked with this visually but also had a humor to it. It is also my favorite track from the album so I was honored to be asked to make something for it.

“Bergschrund” – vocábulo alemão que descreve uma espécie de fenda glaciar que causa dificuldades aos alpinistas -, representa a colisão de dois espectros musicais quase diametralmente opostos, com os sintetizadores de Frahm – que mais usualmente recorre ao piano do que à electrónica -, a escorrerem entre as batidas fraturadas de DJ Shadow. Não fosse a mestria deste último (afinal, estamos a falar do senhor que revolucionou o hip-hop com o clássico Endtroducing….., construído inteiramente a partir de samples) e a mistura podia dar asneira mas, em vez disso, a “canção” flui de forma orgânica.

Nils Frahm is an insanely smart composer. He created a sinewy, gated vintage synth line which I then expanded upon, hopefully to complimentary effect.

conta Shadow.

The Mountain Will Fall foi editado em Junho último pela Mass Appeal Records e, para além de Nils Frahm, conta também com participações do trompetista Matthew Halsall e de El-P e Killer Mike, a.k.a. a dupla incendiária Run The Jewels.