Estiveram 5 anos em silêncio, mas esgotaram os 7 concertos da Night + Day, uma residência artística de tenda montada na O2 Academy Brixton que dura desde o dia 8 de Março e que termina hoje, dia 15. A residência recebeu várias actuações que se consagraram na mítica sala londrina durante o decorrer de uma semana, um record de concertos consecutivos de lotação plena até à data.

O Night + Day é um pequeno festival com a curadoria dos The xx que vê diariamente o seu alinhamento preenchido por uma actuação diferente para além da actuação dos cicerones, que se mantém transversal às 7 datas. E o resultado não se fez esperar: a comunhão em palco dos vários artistas, próximos no espaço e no tempo, fez com que desta residência tivessem saído várias colaborações numa fusão de influências sonoras.

O dia 8 foi preenchido com Sampha, o dia seguinte recebeu Kelela; dia 10 foi a vez de Robyn actuar para a plateia britânica e o dia 11 contou com Francis And The Lights, sendo que o dia 13 assistiu às actuações de Cat Power e Jehnny Beth das Savages a solo. Dia 14 viu no cenário a The London Contemporary Orchestra e hoje, dia 15 contará com a actuação de Floating Points, uma das confirmações deste verão para o NOS Alive – festival que, de resto, acolherá os próprios The xx.

Aqui, os highlights de cada dia, lançados gradualmente ao longo da semana e no dia correspondente a cada actuação, pelos The xx.