Quem não conseguiu apanhar o tom lastimoso e as conversas de almofada dos Cigarettes After Sex no NOS Primavera Sound que não desespere perante a oportunidade perdida, porque a banda sediada em Nova Iorque irá, ao que tudo indica, regressar a Portugal já este ano e logo com duas datas: uma em Lisboa e outra que verá a banda, cujo álbum de estreia era editado na mesma altura em actuavam no Parque da Cidade, regressar à cidade do Porto.

A notícia foi avançada pelo site M de Música que entrevistou o vocalista Greg Gonzalez, e a confirmação foi feita na primeira pessoa de que a banda voltará aos palcos portugueses em novembro e actuará no Vodafone Mexefest – que decorre tradicionalmente no último fim-de-semana do mês -, e no Hard Club, embora não tenha ainda sido confirmada pela promotora. No entanto, os norte-americanos estarão em plena digressão pela Europa precisamente nessa altura e têm livres os dias que costumam acolher o festival lisboeta, o que indica com grande grau de fiabilidade que não era brincadeira do señor Greg.

Os Cigarettes After Sex iniciaram a carreira em 2008 em El Paso, no Texas, mas só no dia 9 de junho deste ano lançaram o seu álbum de estreia homónimo que situa as suas melodias, essencialmente de passo lento, sobre o amor e repletas de reflexões sobre a complexidade das relações entre homem e mulher, algures entre o dreampop e o shoegaze e até mesmo com algum alt-country à mistura. Um disco que parece ter conquistado em formato discográfico mas terá tido mais dificuldade em prender a atenção ao vivo. Parece que o iremos confirmar ou não já em novembro.