Párem já o que estão a fazer. Jack White lançou mais uma faixa em jeitos acústicos e, para além de ficar em loop nos ouvidos, sem dar sinais de abrandamenteo, trata-se de uma experiência musical equivalente a uma curta-metragem do Tarantino. A adrenalina pende, com toda a gana, dos 5 minutos e 54 segundos. Escutem bem:

I’m not sure if there’s a point to this story

But I’m going to tell it again
So many other people try to tell the tale
Not one of them knows the end

Será lançado no dia 9 deste mês o álbum de compilações Acoustic Recordings 1998-2016 e “Carolina Drama” é uma forma de abrirmos o apetite para estas experiências de Jack. O nome da faixa é bastante literal e depara-se com um novo arranjo acústico com uma criação a cargo dos The Raconteurs, de 2008, grupo que também incluiu White na sua composição.

Esta reinvenção assume-se como uma ode aos elementos instrumentais acústicos que tão firmemente se unem ao timbre de White. Este novo disco prende-se em apresentar faixas que raramente foram exibidas ao público e homenageia algumas músicas que, ao longo da sua carreira melómana, nunca foram lançadas, ficando guardadas só para si. É uma maravilhosa oportunidade para os fãs e curiosos.

Deste modo, o álbum, que engloba 18 anos de criatividade e criação, vai conter 26 faixas, ricas e abrangentes, como a sua passagem no universo da música. White teve ainda o cuidado de organizar este projecto de forma cronológica, como uma espécie de revivalismo de tudo o que andou pelas sombras enquanto as suas actuações eram constantemente repletas de luz.
É inevitável não nos lembrarmos, com “Carolina Drama”, da pujança da letra e da energia vocal de algumas faixas de Bob Dylan, como “Hurricane”, que soube cantar e enumerar episódios dramáticos como ninguém. A voz de Jack vai evoluindo num crescendo de intensidade, como uma espiral, e a tensão nesta narrativa de Billy é tão gritante da América profunda, (enquadrada nos Estados Unidos), como aquela que julgamos receber na literatura ou no cinema, por exemplo. Claro que com músicas assim o teletransporte parece possível.

Billy looked up from the window to the truck
Threw up, and had to struggle to stand
He saw that red-necked bastard with a hammer
Turn the priest into a shell of a man
The priest was putting up the fight of his life
But he was old and he was bound to lose
The boyfriend hit as hard as he could
And knocked the priest right down to his shoes