Quatro anos depois de Rights Thoughts Right Words Right Action, dois anos depois da aventura FFS com os Sparks, depois de perderem Nick McCarthy – o guitarrista e um dos fundadores da banda -, e de recrutarem Julian Corrie para os teclados e guitarras, e Dino Bardot também para as guitarras, os Franz Ferdinand anunciam o regresso aos discos e a notícia chega já com um cartão de visita musicado e pronto para ser dançado.

“Always Ascending” é o primeiro single para o quinto longa-duração de originais dos escoceses e o tema homónimo para o disco, e abre caminho para uma nova fase da banda de Alex Kapranos, Bob Hardy e Paul Thomson. Ou, usurpando as palavras do próprio Alex em entrevista à NME:

feel that the last Franz Ferdinand record [‘Right Thoughts, Right Words, Right Action’] was a good bookend to a period. This feels like the perfect introduction to the decade that’s about to come.

E se ele diz, quem somos nós para discordar! O facto é que os Franz Ferdinand, provavelmente absorvendo sem perder tempo as influências de Corrie que tinha já uma carreira desde 2010 enquanto Miaoux Miaoux – projecto de synthpop com muito de upbeat chillwave e electropop assinado pela Chemikal Underground Records -, acrescentam ingredientes electrónicos à sonoridade habitual que são ainda amplificados pelo trabalho do responsável pela produção do novo disco, Philippe Zdar, uma das metades da banda francesa Cassius. O facto é que elementos sonoros da escola electro francesa – digam Olá aos Air, wink wink – são perfeitamente reconhecíveis já na nova música.

Always Ascending sai a 09 de fevereiro pela Domino. Os Franz Ferdinand tocam esta noite em Paris e transmitem o concerto de apresentação do novo disco em directo na sua página de Facebook.

Always Ascending:

01. Always Ascending
02. Lazy Boy
03. Paper Cages
04. Finally
05. The Academy Award
06. Lois Lane
07. Huck and Jim
08. Glimpse of Love
09. Feel the Love Go
10. Slow Don’t Kill Me Slow

Franz Ferdinand - Always Ascending