O tempo não passa por eles nem pelo som cada vez mais apurado e próprio da banda americana. Os Garbage de Shirley Manson, Steve Marker, Duke Erikson e Butch Vig estão com disco pronto a sair já no início do próximo mês de Junho. Strange Little Birds sucede a Not Your Kind of People de 2012.

Acreditando nas palavras de Shirley, Birds remete a banda às origens e ao espírito inicial que rodeava os trabalhos de composição. A edição pela sua própria label, as gravações e o trabalho feito entre a garagem de Butch Vig e os estúdios Red Razor Sounds em Los Angeles não são parte inocente desse back-to-the-basics-mood. Pelo que se pode comprovar por “Empty”, o single de apresentação devemos levar bem a sério o que Shirley nos diz.

To me, this record, funnily enough, has the most to do with the first record than any of the previous records. It’s getting back to that beginner’s headspace.

“Empty” podia estar ao lado “Stupid Girl”, “Milk”, “Happy When It Rains”, “Queer”, “Dog’s New  Tricks” ou qualquer outra das enormes canções que marcaram a carreira da banda e que faziam parte do disco de estreia. Garbage fez no ano passado vinte frescas primaveras e continua tão actual como em 1995, ano da sua edição. Poucos são os discos que se podem gabar disso.

Strange Little Birds sai a 10 de Junho pela STUNVOLUME Records e o vídeo para “Empty” foi realizado por Samuel Bayer que realizou já os vídeos de “Stupid Girl”, “Only Happy When It Rains” e “Vow”.