Os Mogwai anunciaram o lançamento do seu nono disco no ano em que o calendário deu vinte voltas sobre Mogwai Young Team, o disco de estreia da banda escocesa editado em 1997 pela Chemikal Underground. O novo trabalho sai só em setembro, logo no dia 01 e pela sua própria label – a Rock Action, onde têm vindo a editar desde 2011 desde o disco Hardcore Will Never Die, But You Will -, mas Stuart Braithwaite, Dominic Aitchison, Martin Bulloch e Barry Burns revelaram já o primeiro vídeo para o tema que abre caminho a Every Country’s Sun.

Realizado pelo Hand Held Cine Club, o duo de irmãos Justin e James Lockley – ambos parte dos Minor Victories juntamente com Stuart, e um dos projectos paralelos de Justin além dos Editors -, “Coolverine” é um estranho momento em câmara lenta, monocromática e sem grandes explicações sobre uma narrativa bizarra e surreal. Duas luas alteram o campo magnético da Terra e estragam os planos de um homem em desespero que se tenta suicidar no exacto momento em que tudo ganha um poder levitacional e começa aos poucos a deixar a superfície terrestre. Um monumento visual sobre a esperança e o amanhã.

Os Mogwai deixam assim para trás Rave Tapes, o último disco de originais de 2014 que os trouxe até ao Palco Heineken do NOS Alive em 2015. No ano passado, os escoceses lançaram as bandas sonoras para Atomic e a colaboração com Trent Reznor dos Nine Inch Nails para o documentário Before The Flood produzido por Leonardo DiCaprio.