Prole do fresco álbum Take Her Up to Monto saído a 8 de Julho pela Play It Again Sam, e dialogando em pleno com o seu irmão “Ten Miles High”, o vídeo que acompanha o tema “Whatever” abre-nos uma distopia urbana cujo mapa se vai construindo com emojis, mensagens de texto e muitas formas outras de comunicar mediando o sentimento. E é de sentimento que nos fala este tema melancólico (romântico?) em busca de um lugar e de uma presença absolutamente real.

Enquanto deambulamos com Murphy pelas ruas, permanentes lugares de construção, só o seu rosto está limpo para observar – os dos outros, que deambulam pelo quotidiano, são formas semi-digitais de humano e relacionamo-nos, nós também, com estas presenças pela facilidade de leitura dos signos de hoje –, cara alegre, cara triste, indicações meteorológicas, mapas, ou a possibilidade de desenhar sobre o mundo o desejo das nossas ficções.

The provocation of desire’s often mundane
Never complain Never explain My Love

Roísìn, com o seu macacão de construtora, vai limpidamente soletrando um encontro nunca concretizado, entre filtros do Snapchat e uma Londres triste e alegre. Este vídeo chega-nos pela sua própria mão, e desde a sua estreia a solo com Ruby Blue em 2005 que a sabemos edificadora de mundos – melódicos, pop, mas sempre com um toque de desconcerto que nos deixa a curiosidade acesa. Murphy tem vindo a iniciar-nos agora na sua visão cinematográfica. “Whatever” não sendo excepção, deixa de lado a fantasia pessoal e, numa aparente limpidez da presença da artista, põe em primeiro plano a fantasia social de que parecem ser feitos os nossos dias. Sobreposição exímia, a imagem e a música estão uma perante a outra e perguntam: que faremos se a absoluta presença for também a absoluta ausência? Em jeito de metáfora, o vídeo termina com a ameaça subtil de um sinal de localização de que Murphy parece fugir – encontremo-nos com ela, mas um pouco mais nus:

Just livin’ for the day of our next encounter

As palavras de André Franco sobre o disco aqui:

Roísin Murphy – Take Her Up To Monto