Alguma vez acordaram, abriram a janela e vos deu vontade de tocar uma malha com os Real Estate assim que os primeiros raios de sol mergulharam nas retinas ainda dormentes? Pois bem, hoje será o melhor dia para esse desejo incrivelmente específico ser satisfeito (bem, mais ou menos, mas já lá vamos).

Desde 2009 a trazer a frescura da Primavera e a preguiça de um domingo à tarde por onde passam, o quinteto de Nova Jérsia tem novo disco a caminho. O véu foi levantado no final de janeiro com “Darling” e agora, a pouco mais de uma semana da chegada de In Mind, dão a conhecer mais uma canção. Tal como “Crime”, em 2014, “Stained Glass” foi primeiro revelada através de um vídeo silencioso com as partituras de guitarra e teclado, como que convidando os fãs a fazerem a sua própria interpretação do tema. Após conhecer a versão original, é sempre interessante a comparação de uns e outros, com mais ou menos semelhanças.

Sobre “Stained Glass”, pouco se pode dizer para além de que representa tudo o que gostamos nos Real Estate, começando logo pela melodia de Stratocaster soalheira e imediatamente identificável – uma característica valiosa para qualquer banda da atualidade. Sem indulgências em tempos sincopados como se ouve em “Darling”, “Stained Glass” mostra que os Real Estate ainda têm mais para dar e é mais uma entrada sólida para o catálogo de Martin Courtney, Alex Bleeker, Matt Kallman, Jackson Pollis e Julian Lynch – este último a substituir Matthew Mondanile, que se dedicou aos seus Ducktails a tempo inteiro.

tour arranca em Abril e prolonga-se até ao fim do verão, mas ainda não são conhecidos detalhes sobre qualquer passagem por Portugal – a última visita foi no Rock In Rio do ano passado. Assim sendo, tudo o que podemos fazer para já é tirar o pó aos instrumentos e juntarmo-nos a eles por meio da música.

 In Mind, quinto disco de originais, é editado a 17 de Abril em CD e Deluxe LP pela Domino.