Se se vai assistindo aqui e ali a movimentos que, ainda timidamente, tentam resgatar do fundo do covil música assente em guitarras, os The Cribs fazem, certamente, parte desse clã. Os rapazes de Yorkshire têm-se mantido mais ou menos fora do radar discográfico desde que lançaram em março de 2015 For All My Sisters, um disco que passou bastante despercebido numa altura em que já rareava – e de que maneira -, o rock alinhavado com baixos profundos, baterias cortantes e guitarras estridentes, e na sua essência regado com uma atitude mais indisciplinada embora ainda dentro de uns certos moldes bonitinhos e pop.

De volta à actividade e apostados em fazer longas curvas na linha de pulsação, os The Cribs lançam “In Your Palace”, um single que busca combustível em linhas punk ao mesmo tempo que arrancam dos seus primeiros discos os ensinamentos mais indie com esboços de grunge a ambientar a voz quente e o ritmo frenético do final canção. O novo tema, trabalhado em cunjunto com o produtor Steve Albini dos Shellac, abre caminho ao sétimo longa-duração dos britânicos que se vem juntar às celebrações pelos 10 anos de lançamento do álbum Men’s Needs, Women’s Needs, Whatever – editado em 2007 e que contou com a participação de Lee Ranaldo, o guitarrista dos Sonic Youth e de Alex Kapranos dos Franz Ferdinand -, cujo calendário de festas compreendia também uma digressão que terminou recentemente.

Albini tinha já trabalhado com os The Cribs no disco In The Belly of the Brazen Bull de 2012, o primeiro álbum sem Johnny Marr, ex-guitarrista dos The Smiths, que saiu da banda um ano antes. Ainda não se conhecem detalhes sobre o próximo álbum, mas a banda ofereceu já um vídeo em slow motion… e mesmo muito slow, tanto que à primeira vista não é difícil passar despercebido.