Como já é hábito, a viragem do ano é premonição de um recheio de novidades no que toca às agendas de concertos, mas a que aqui apresentamos será, talvez, uma das mais interessantes: os Xiu Xiu têm actuação marcada na Galeria Zé dos Bois a 9 de Fevereiro e no dia anterior no gnration em Braga.

De importância maior para a singularidade deste encontro é o repertório que Jamie Stewart e companhia trazem consigo. Continuando a ligação às artes visuais – no ano passado revisitaram a banda sonora de Twin Peaks -, os Xiu Xiu dão música a Under The Blossoming Cherry Trees, filme de culto japonês realizado nos anos setenta por Shinoda Masahiro.

E, novamente, temos a cultura cinematográfica asiática a influenciar fortemente o grupo formado na Califórnia – como se não bastasse Xiu Xiu ser também título de um filme chinês, o disco Angel Guts: Red Classroom (crítica aqui) é homónimo de um filme erótico nipónico. Na sala do Bairro Alto adivinha-se, portanto, uma experiência em que se derrubam barreiras artísticas a caminho de um despertar sensorial.

Para além da visita ao nosso país, Fevereiro guarda também FORGET, mais uma entrada em longa-duração para o extenso catálogo dos Xiu Xiu, do qual já se conhece “Wondering”. A edição, pela Polivinyl, está prevista para dia 24.

Os bilhetes para o espetáculo valem 12€ e estão à venda na Tabacaria Martins, Flur Discos e na própria ZdB em noites de concerto, assim como em reservas@zedosbois.org. Fiquem com o trailer: