Dear Lord who blesses us with love | Please send this day thy spirit from above | As this thy son, accepts a call from thee | Help him we pray to learn humility” é o início de In The Hollow Of Thy Hand, um tema interpretado por missionários cristãos norte-americanos, pelo que não poderá ter sido (ou poderá?) aqui que a menina Polly foi buscar o nome para o seu livro. Esse pelo qual teremos de esperar até ao próximo Outono. Mas já sabemos que terá 224 páginas de fotografias, crónicas e poemas e que nasce dessa colaboração com o fotógrafo Seamus Murphy, que data de 2011, quando PJ Harvey o convidou a comissariar os videoclips para as 12 músicas de Let England Shake, o seu último álbum, desde o qual pouco se sabe dela (à excepção de uma versão de “Red Right Hand” que o recém-despedido dos Bad Seeds Mick Harvey compôs para o disco Let Love In de Cave).

Depois de ver A Darkness Visible – Afghanistan, filme realizado por Murphy em 2008, Polly ficou tão impressionada que esta colaboração foi apenas lógica: “Polly é uma escritora que adora imagens e eu um fotógrafo que adora palavras.” É a frase mais repercutida em todos os sites em relação a esta joint venture.

The Hollow Of The Hand, o primeiro livro de poesia por Polly Jean Harvey, nasce depois de terem viajado juntos pelo Kosovo e Afeganistão. E se quiser ouvir um dos poemas que será incluído numa dessas (felizmente) muitas páginas, clique no link abaixo… “The Guest Room”, onde “Um menino canta para um pássaro”…

nuno miguel dias

About The Author