Sufjan Stevens, Bryce Dessner dos The National, o compositor clássico Nico Muhly – que já trabalhou com Bjork, Bonnie ‘Prince’ Billy, Ólafur Arnalds, Antony and the Johnsons e Jónsi, entre muitos outros -, e James McAlister, baterista que já deixou a sua marca em discos de Bob Dylan, Pedro The Lion, The Album Leaf e do próprio Sufjan, juntaram-se há cerca de cinco anos em torno de um projecto que gravitava no imaginário astronómico ao qual deram o nome de Planetarium. Desde essa altura até cá, pouco mais que alguns concertos em 2012 e 2015 e uma incógnita se alguma vez a colaboração teria alguma edição ou continuidade.

Em 2015, Nico Muhly comentou com um seguidor no seu Twitter que estavam apenas a aguardar o final da tour de Stevens para lançarem as gravações que aparentemente já estariam terminadas. De lá até agora, um longo silêncio digno de um buraco negro, até que ontem a 4AD e todos os elementos do projecto partilharam um curto vídeo apenas com a indicação Planetarium sobre um fundo cósmico e um espesso remoinho de fumos coloridos… ou de uma substância cósmica que entretanto eles descobriram.

Não há mais novidades por agora, mas o envolvimento da 4AD assegura a garantia que haverá disco brevemente. Em baixo fica o vídeo em questão e alguns vídeo de uma das apresentações do quarteto fantástico na Holanda em 2012.