Há já algum tempo que os rapazes de Perth não traziam as boas atmosferas que se foram soprando desde o final do ano passado pelas brisas soalheiras do seu último compêndio de bem psychalizar e que muito apropriadamente levou o título de The Weather. Mas por entre o tom clássico dos POND para os vértices nebulosos envoltos por padrões espiralizantes e por cornucópias de mil cores que justificam a sua condição de referência incontornável de um género pontificado pelos seus vizinhos Tame Impala – Kevin Parker produziu até o disco -, brotavam temas que resvalavam um pouco para fora da chaveta, e embora se continuem a inscrever invariavelmente nos círculos psych, põem um pé ou dois no rock progressivo ou em narrativas a roçar o jazz de fusão.

Mas não era só. “Colder Than Ice” aparecia como um pequeno extra-terrestre no planeta The Weather pela simples razão que difere sobejamente em termos dos seus restantes companheiros de disco. Registado numa explosão nocturna e espacial, nascido de um big bang de energia retro-futurista encastelado em camadas de synths que avançam em uma década o seu registo habitual situado inequivocamente nos anos 70 – pelo menos na sua génese -, o tema estrangeiro do sétimo longa-duração dos australianos faz viajar pela negritude algo gordurosa de um electropop mais condizente com uns Frankie Goes To Hollywood do que propriamente pelas névoas trippy que a banda de Nick Allbrook nos ensinou a apreciar.

Não é de estranhar portanto que a representação visual para “Colder Than Ice” agora divulgada se afunde em toda a imagética perpetrada pelos anos 8o. Desde o típico ruído trémulo que afectava as fitas VHS com prazo de validade há muito expirado a um extenso rol de personagens excêntricas que desfilam ao longo da sua duração por garagens e florestas, o vídeo realizado por George Foster remete para uns Village People versão contemporânea em moldura retro – se fizer sentido 🙂

The Weather foi editado a 7 de maio deste ano pela Marathon Artists e dele foram extraídos os temas “Sweep Me Off My Feet“, “The Weather“, “30000 Megatrons” e “Paint Me Silver“.