Lembram-se da cover dos Abba que os Portishead lançaram há algumas semanas e que marcou o regresso dos britânicos após 6 anos de silêncio a que tínhamos apenas acesso no decorrer do visionamento do filme High-Rise de Ben Wheatley? Pois bem, depois de incontáveis contas-fantasma no Soundcloud e no Youtube tentanto promover a liberdade de partilha do tema fora do grande ecrã, os Portishead decidiram ser uns mãos largas e disponibilizar finalmente “SOS” em formato vídeo.

Podemos especular se era já intenção ou não da banda de Bristol permitir-nos a audição do tema extra-película ou se tal facto foi precipitado por acontecimentos recentes. “SOS” deixou de ser “apenas” o tema do filme para ser portador de uma causa mais nobre: uma homenagem a Jo Cox, a deputada trabalhista assassinada na semana passada enquanto fazia campanha pela permanência do Reino Unido na União Europeia e que sempre apoiou a causa dos refugiados.

O vídeo mostra-nos simplesmente Beth Gibbons, sozinha submersa em tons monocromáticos aproximando-se gradualmente da câmara, num final alinhavado com uma frase de um discurso de Cox no parlamento britânico: “We have far more in common than which divides us.”

Mais informações aqui: