For the english version, click here.

Aquele momento em que ouves uma canção pela primeira vez e sabes, simplesmente, sabes. Sabes que isto é feito daquela matéria especial, a tal da qual são feitas as grandes bandas, os nomes que vão enfeitar de neons e posters as portas dos clubes e que de forma alguma podem, devem ou vão passar despercebidos. Os Eldoradio são uma dessas bandas.

Trollhattan na Suécia – uma cidade a norte de Gotemburgo que ficou na memória recente pelo ataque racista a uma escola onde um sueco matou 3 pessoas mascarado de Darth Vader – viu nascer Adam Johansson, Anton Thorstensson, August Johansson e Tomas Berglund, os quatro suecos em chamas que fazem dos Eldoradio uma força bruta do indie rock mais chegado a coordenadas nórdicas. A eles junta-se Thomas Keen, uma importação nascida em Londres e está montado o rock’n’roll circus perfeito.

Com apenas três músicas disponíveis para audição (nomeadamente “Friend Of Mine”,”Black & Blue” e “Circus”) os Eldoradio mostram ser uma máquina criadora de hinos rápidos, suficientemente pop para agarrar logo à primeira mas ao tempo entidades recuperadoras de estéticas punk de 77 trazendo à memória os Buzzcocks ou os Stiff Little Fingers mas jogando lado a lado com os pesos pesados do indie rock e do garage actual. Trazer para a conversa nomes como The Strokes, Kaiser Chiefs e The Libertines – ao que consta a grande inspiração que os juntou a todos numa banda – ou até mesmo os compatriotas The Hives não é de todo irrelevante para traçar o ADN dos Eldoradio, nitidamente fruto da junção de duas cenas tão marcantes e essenciais como a britânica e a sueca.

Amanhã, dia 20 de Abril de 2016, fica gravado na história pelo lançamento do disco de estreia da banda, 21st Century Explosive Sound, e pelo que já pudemos comprovar e vos trazemos hoje esperem muitas guitarras, canções talhadas para encher grandes palcos de festivais e pequenos, suados e fumarentos clubes. Canções concisas, directas, rasgadas e viciosas.

Mas como amanhã é sempre longe de mais hoje temos para apresentação a estreia em primeira mão do video para “Eldoradio”. Menos de 2 minutos de convulsões pop, de punk feito alegria, das mesmas fórmulas geniais com que os Ramones faziam as suas ínfimas e infinitas jóias. 21st Century Explosive Sound sai com o selo da label Comedia e é feito de 10 explosões indiepunk. Isto promete ser apenas o começo de tanto!