Construídos em blocos maciços de pedra recolhida pelos confins do doom, do drone, da música eclesiástica e clássica, os Wrekmeister Harmonies são um colectivo proveniente de Illinois e uma grande referência para uma imensidão de nomes do mundo da música. Depois de colaborações com elementos de Einsturzende Neubauten, Marissa Nadler ou The Body, a banda edita Light Falls em Setembro deste ano, um novo e ambicioso disco que, apesar de curto, reflete a fabulosa carreira do grupo americano que conta já com 5 registos de estúdio.

O drone é a tinta que escreve Light Falls, uma tinta ornamentada com a voz poderosamente grave de J.R. Robinson e magistrais orquestrações. A construção por camadas ocupa um espectro alargado de frequências, tornando a música densa e coesa causadora e uma experiência sónica alucinante. O nome do disco teve como inspiração a dissertação If This Is A Man do químico e escritor italiano Primo Levi acerca do ano em que esteve preso em Auschwitz. J.R. Robinson afirma que o álbum queria converter a ideia de mudança lenta mas total e Light Falls surge tendo por base o pôr-do-sol. A sensibilidade do músico fundador da banda é notável e tal é perceptível neste álbum melhor do que em qualquer outro. A intensão de Robinson é evidente e toca-nos de forma visceral. A mudança de que fala é construída faixa a faixa num álbum absolutamente brilhante e, mesmo num género em que o experimentalismo não parece assustar, vanguardista. Toda a atmosfera criada é projectada ao milímetro, desde a escolha dos instrumentos a usar à produção.

Light Falls é um colossal pôr-do-sol que se ergue sobre um oceano sereno e quase eclesiástico e se deita sobre montanhas íngremes e texturadas do drone. Os Wrekmeister Harmonies contaram com o apoio de Sophie Trudeau, Thierry Amar e Timothy Herzog dos enormes Godspeed You! Black Emperor na concretização deste disco e é com eles que se irão apresentar em Portugal. O Passos Manuel, mítica sala portuense, acolherá a 24 de Novembro e a Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, no dia 23 do mesmo mês.