Os primeiros dias de Junho colocam os Beach Fossils com Sommersault – o novo disco – na mão, aquele que será um olhar introspectivo e sonoramente quasi-nostálgico sobre a Nova Iorque que os fundou e diariamente os alimenta com as suas histórias e vivências.

Do novo álbum já se conhecem “Saint Ivy”, “This Year” e “Down The Line”, temas que recebem agora a companhia de mais duas canções. Com nada mais nada menos que a voz de Rachel Goswell dos SlowdiveMinor Victories, “Tangerine” é uma descendente indirecta das estruturas dos Stereolab que cresce assente em espirais de guitarras e violinos límpidos. “Social Jetlag”, o segundo tema, é literalmente um novo passeio cidade, tal como já tinha sido “Saint Ivy” de uma outra forma mais visual. Sons captados e samplados dão a sensação de caminhada lenta pelas ruas e os arranjos de piano colocam a canção sobre a luz dourada do final do dia, construindo uma peça de rara beleza psicadélica, ao mesmo tempo concreta e serena.

Lê também: Os rostos reais de New York no novo vídeo dos Beach Fossils: ‘Somersault’ sai em Junho

Em entrevista à Under The Radar, Dustin Payseur explicou o processo que o levou ao encontro surpreendente com Rachel:

They’ve been a huge influence on our music and a lot of people’s music, and I’ve always loved her voice, and I didn’t think they’d say yes. I was really worried about it. But Katie (a mulher de Dustin que gere com ele a Bayonet Records) said, ‘I’ve been emailing with Rachel and she’s really sweet and you should just reach out,’ so we did and she wrote back and said, ‘I’d really like to do this. I love it.’ When I read that email I was like, ‘Oh my god!’ It was really exciting.

Sommersault dos Beach Fossils sai a dia 02 de Junho pela Bayonet e é um conjunto de polaroids em formato canção sobre a vida na cidade de um ponto de vista pessoal.