21 anos. 21 anos mediaram o tempo que passou entre as primeiras aparições de “I Promise” ao vivo durante a digressão mundial de promoção a OK Computer ainda antes do lançamento do mítico disco dos Radiohead que mudou, e continua a mudar, um bocadinho da vida de todos nós. Corria o ano de 1996, e grande parte do mundo ouvia já, ao vivo, as músicas que fariam parte de um álbum que viria apenas a ser lançado mais de um ano depois, em junho de 1997. Presença regular nos concertos dessa digressão eram “Lift” e “I Promise”, dois temas que figuram ainda hoje entre os favoritos dos fãs mas que, ao contrário dos restantes, demorariam 21 anos a ver a uma versão de estúdio editada. Hoje é o dia.

“Lift”, que acompanha a história de vida de “I Promise” e “Man Of War” – as três músicas extraídas das sessões de OK Computer e que nunca foram oficialmente lançadas -, foi estreado ao vivo a 14 de março desse ano no Troubadour, uma sala de concertos que ainda hoje existe na Santa Monica Blvd em West Hollywood, na Califórnia, no mesmo concerto que antes tinha testemunhado a também estreia de “Let Down” ao vivo. “I Promise” era menos regular, e a primeira vez que foi tocada perante uma plateia foi 13 dias mais tarde, a dia 27 no The Fillmore em São Francisco. “Man Of War” seria, no entanto, a primeira das três a ser mostrada ao vivo, mais precisamente a 2 de Outubro de 1995 em Nova Iorque na Mercury Lounge.

A História fez-se nessa altura e faz-se também hoje. OK Computer está prestes a completar 20 anos, data que será comemorada com uma reedição do disco a 23 de junho na boxset OKNOTOK 1997-2017 e que para além de “Man Of War”, “I Promise” e “Lift”, contém igualmente 8 B-sides. As batidas marciais de “I Promise” são finalmente ouvidas pela primeira vez na sua versão em estúdio, um mimo e o pontificar de uma aventura para todos aqueles que viveram ao máximo a carreira dos Radiohead ao longo das décadas que somaram mais uma mão cheia de discos, concertos e tantas emoções. Dia 2 de junho, e todos somos novamente crianças com o desembrulhar de “I Promise”, estreado no Steve Lamacq da BBC Radio 6 pouco depois das 00h. O tema pode ser ouvido aqui em baixo e o vídeo, entretanto já disponível, para ver aqui.

Thank you, that was a brand new song.
– Thom Yorke, 14 de agosto de 1996 em Mansfield, UK, sobre “I Promise”