Passaram-se mais de duas décadas até que se concretizasse o desejo de tantos de ver editadas as versões de estúdio de três temas inéditos ensaiados e mostrados por diversas vezes ao vivo durante a digressão promocional de OK Computer que antecedia, em 1996, o lançamento de um dos maiores álbuns de sempre da história da música um ano mais tarde, mais precisamente a 16 de junho de 1997, mas o difícil parece ser mesmo o tempo que não passa nestes dias imediatamente anteriores à chegada às lojas da boxset OKNOTOK 1997-2017, um lançamento de comemoração pelos vinte anos volvidos sobre o terceiro registo de estúdio dos Radiohead marcado para a próxima sexta-feira dia 26.

Contam-se, no mundo inteiro, as horas até à chegada das primeiras horas de sexta-feira, aquelas que materializarão finalmente essa pretensão manifestada há quase uma vida, e a banda de Thom Yorke demorou mas acabou por aceder às súplicas dos fiéis. Mas porque às vezes parece que é mesmo natal, o facto de algumas lojas terem já recebido alguns exemplares da boxset e de esta se encontrar disponível para pré-venda desde inícios de maio precipitaram o acontecimento, e assim os piratas das interwebs encarregaram-se de divulgar “I Promise”, “Lift” e “Man Of War” que podem já ser ouvidas um pouco por toda a malha cibernética antes da edição oficial de OKNOTOK.

Lê tambémRadiohead: A história e finalmente a versão de estúdio de “I Promise” vinte e um anos depois

“I Promise” veria pela primeira vez a luz do dia a 2 de junho, altura em que foi lançada enquanto single, chegando em dose dupla com o combo música e vídeo com poucas horas de diferença entre ambas. Por aí já andava a circular uma versão de “Lift” no Youtube, embora houvesse ainda dúvidas que esta fosse a versão final do tema. Agora, a poucos dias do lançamento da boxset que contém a reedição remasterizada de OK Computer e oito lados-B – para além dos três temas inéditos -, sugiram a público precisamente “Lift” e “Man Of War”, esta última a primeira das três a ser ouvida em público e tendo sido descrita pelos fãs como uma canção “perfeita para a banda sonora de um dos filmes de James Bond”.

Estávamos ainda em 1995 quando surgiu um vídeo com Thom Yorke a ensaiar a canção em Nova Iorque –   “Man Of War” foi escrita ainda durante a altura do álbum The Bends -, embora a gravação que pode ser agora ouvida não tenha sido aparentemente gravada na década de 90.

Man Of War

Lift

Sobre “Man Of War”, Thom confessa:

We ditched it because we were so messed up and we went in, tried to do the track, but we just couldn’t do it. It was actually a really difficult period of time. We had a five-week break and all the s— was coming to the surface. It was all a bit weird – I mean we went in and tried to do this old track that we had and it just wasn’t happening at all. It was a real low point after it.

OKNOTOK 1997-2017 será lançado oficialmente a 23 de junho.