Imparáveis estes Radiohead. No dia do evento que teve lugar ontem em variadíssimas lojas espalhadas pelo globo – em Portugal na Flur em Lisboa e na Tubitek no Porto ao início da tarde -, a banda de Thom Yorke revelou hoje mais uma vignette da série que envolve criações de vários artistas inspirada em A Moon Shaped Pool, o último lançamento dos britânicos.

Esta última, a 6ª da série, remete para “Tinker Tailor Soldier Sailor Rich Man Poor Man Beggerman Thief” e recebe a realização de Richard Ayode. A grande curiosidade da vignette é a mistura do passado e do presente dos Radiohead com o background humorístico de Ayode. A aparentemente mesma estrada e mesma visão de “Karma Police” com o homem-veado e a bruxa que arde de “Burn The Witch” com as personagens do sketch Ministry of Silly Walks dos inigualáveis Monty Python. Ora comparem lá aqui em baixo.

A video posted by Radiohead (@radiohead) on

 

O lançamento oficial da edição física do mais recente disco dos ingleses foi celebrado com o especial Live from A Moon Shaped Pool. O evento como já préviamente anunciado por nós decorreu em mais de 200 lojas um pouco por todo o mundo. Uma das cidades contempladas foi Istambul e mais uma vez o extremismo atacou a arte e a liberdade. Homens invadiram a loja Velvet Indieground onde decorria o evento, atacando clientes e levando o proprietário para a rua onde foi agredido,segundo o próprio, por mais de 20 homens com canos. O motivo aparentemente foi por se estar a consumir álcool e a ouvir música durante o Ramadão. Um video dos acontecimentos pode ser visto em baixo. Entretanto a banda já emitiu um comunicado onde se pode ler:

Our hearts go out to those attacked tonight at Velvet IndieGround in Istanbul. We hope that someday we will be able to look back on such acts of violent intolerance as things of the ancient past. For now, we can only offer our fans in Istanbul our love and support.

Para os mais curiosos fica o alinhamento do stream nas fotos captadas na Flur em Lisboa já aqui.

Preparem também as playlists na contagem decrescente para o NOS Alive. A Moon Shaped Pool chegou finalmente ao Spotify, depois de já disponibilizado no iTunes/Apple Music e Tidal. É mais que conhecida a aversão de Thom Yorke à plataforma sueca, a qual acusa de pagar pouco ou nada aos artistas pela reprodução das suas criações, o que pode ser a razão mais que provável pela discrepância temporal em relação às outras plataformas.