It’s A Holiday Soul Party! foi o disco que compilou muitas das canções dos Sharon Jones & The Dap-Kings que abriu ainda espaço para algumas covers, sempre em ambiente festivo para acompanhar a quadra natalícia. Foi em Outubro do ano passado que um dos álbuns de Natal mais propícios à quadra que actualmente se respira e um dos mais acolhedores e quentes através da poderosa voz de Sharon Jones nos imbuiu de espírito festivo, um disco que leva o selo da Daptone Records, uma das mais prestigiadas cozinhas de confecção de música soul, funk e gospel.

“Please Come Home For Christmas” um clássico do célebre cantor norte-americano Charles Brown, é retratado agora vídeo bastante emotivo que se faz de uma película historiada através de animações. O trabalho feito em cerca de três meses com a app stop motion, foi escrito e realizado por Alex Howard e David Drew Hatter numa jornada de 3200 fotografias animadas com um iPhone 6 Plus. Inspirado pela icónica série de televisão dos anos 60 Rudolph The Red-Nosed Reindeer, o vídeo teve a particularidade de ter sido concluído antes do falecimento de Sharon Jones, que nos deixou o mês passado vítima de cancro. Diz-nos o baixista Gabriel Roth que,

 Our friend Sharon has always been at the heart of Daptone and always will be. I am so grateful to her and to all of you for putting your hearts into all of this in so many ways.

Tocam os sinos e cai a neve pelas ruas à medida que se ouve Jones e a sua voz inconfundível espelhada num vídeo tenro e ternurento que apresenta a história de uma aparente solidão mas que acaba em festa e harmonia. “Please Come Home For Christmas” é apresentado com a técnica de animação claymation com todas as personagens esculpidas a rigor assim como a alma de Jones que, em grande plano e de vermelho, apela ao amor, sempre ao amor. Christmas blues, essa dor e vazio que abala muitos, é retratada nesta mini banda desenhada animada que enche e aquece o coração.

Please come home for Christmas
If not for Christmas by New Years night

Relembramos também o concerto de homenagem a Sharon Jones que o Musicbox vai acolher já no dia 22 de Dezembro pelas 23horas. We Love Sharon Jones, conta com a presença de Francisco Rebelo dos Orelha Negra, Overnightsensation Soul Orchestra, Cate Ortins, Margarida Pinto, Tamin, Andreia Nunes e David Pessoa. Os bilhetes têm o custo de €6 e, certamente, será uma celebração da vida e carreira da vocalista para qualquer um amante da eterna Sharon Jones.

Fotogaleria Sharon Jones & The Dap-Kings

Recorda aqui o concerto de Sharon Jones & The Dap-Kings na Aula Magna pela lente do Luís Custódio

Sharon Jones & The Dap Kings @ Aula Magna