Depois de “This Is How It Feels” e “Hold On”, o eterno líder dos The Verve brinda novamente o seu regresso com “They Don’t Own Me”, terceira aposta retirada do mais recente These People lançado no passado mês de Maio.

Realizado pelo próprio Richard Ashcroft, o vídeo retrata uma viagem solitária por zonas rurais, onde o protagonista dita as suas próprias regras de liberdade. Numa notória referência à personagem de Steve McQueen no clássico The Great Escape de 1963, Ashcroft surge com uma postura irreverente conduzindo a sua moto por um vasto campo obedecendo apenas à sua própria permissão. A audácia das suas afirmações continua afinada com o dedilhar de uma guitarra acústica junto à fogueira, melodias e ambiências em que se alicerçaram muitos dos clássicos dos The Verve.

Richard Ashcroft define-se assim como um fugitivo em busca da sua paz de espírito pessoal, impondo-se como um ser singular que encontra no retiro uma forma de afirmação e controlo sobre as forças envolventes, reconhecendo a sua própria definição.