Rostam não pára. Numa entrevista de rádio, o ex-Vampire Weekend revelou duas novas canções de dois projectos diferentes! Fora da banda que lhe deu os maiores palcos, a vida de Rostam Batmanglij tem estado bastante atarefada. Após ter participado no álbum dos Ra Ra Riot que saiu no início deste ano, o norte-americano juntou-se a Hamilton Leithauser (a voz dos The Walkmen) no projecto homónimo Hamilton + Rostam, que a 23 de Setembro vai lançar o álbum I Had A Dream That You Were Mine pela Glassnote, e ainda tem tido tempo para lançar alguns singles do seu projecto a solo, Rostam.

Com tanta actividade, que já incluiu Rostam em palco – onde voltará a 20 de Agosto -, Batmanglij deu-se agora ao luxo de apresentar novidades dos dois projectos actuais: “Sick As A Dog” do duo Hamilton + Rostam e “Gwan”, single do projecto a solo ainda sem data de lançamento.

“Gwan” é tão somente uma jóia folk-pop com uma partitura de cordas barroca, que Rostam assumiu ser inspirada no genial J. S. Bach, mas que também lembra Vivaldi, na qual o violoncelo sobressai como na excepcional “Eleanor Rigby” dos The Beatles e em várias canções de Sufjan Stevens, de quem Batmanglij afirmou ser fã. E podem escutá-la em baixo, a partir dos 13 minutos. Descubram Rostam!

Porém, é inevitável destacar o duo Hamilton + Rostam, do qual Batmanglij apresentou também um dos temas de I Had A Dream That You Were Mine. “Sick As A Dog” – aos 31 minutos -, é uma balada lo-fi herdeira de ícones dos 90s como Ed Harcourt e Stephen Malkmus dos Pavement. Estes são os mesmos Hamilton + Rostam que lançaram ontem o vídeo para “A 1000 Times”, faixa cujo primeiro verso é o nome do próprio álbum. E o mínimo que se pode dizer é que nela a voz de Leithauser brilha tanto ou mais que nos The Walkmen! Com uma carismática interpretação empedernida, Hamilton ilumina um instrumental que talvez Tom Barman gostasse que fosse dos seus dEUS, devido aos temperos blues do piano e soul do Hammond e outros teclados tocados por Rostam que inevitavelmente fazem a canção parecer um clássico rock dos anos 70.

A título de curiosidade, Rostam Batmanglij acoplou a “Gwan” a nova “Daydreaming” dos Radiohead, apresentou uma balada persa do ‘seu’ Irão e passou também os clássicos vintage “Stand By Me” de Ben E. King e uma versão orquestrada de “Baby” de Caetano Veloso com Gal Costa, todas pelo mesmo motivo: os elaborados arranjos de cordas. Todavia, são os Hamilton + Rostam que têm lançamento agendado para 23 de Setembro, Portanto, apreciem o vídeo para “A 1000 Times” que tem qualquer coisa do filme School Of Rock, mas abrangendo uma vida na música.