A Sofar Sounds Lisbon (Songs from a Room) está de volta para uma rentrée que em tudo embeleza Setembro. Após o descanso estival, começam agora os preparativos para o Outono com a assinatura de um projecto que traz à capital os concertos mais secretos de que há história e também os que propõem um clima mais intimista e peculiar, tanto aos artistas como à audiência. Se ainda não o conhecem, está mais que na altura.

Com lotação limitada, este acontecimento faz da música emergente um trampolim que se cumpre em três ou quatro concertos distintos com aproximadamente 25 minutos de duração cada, sendo que o local é revelado ao público unicamente no dia anterior ao evento ganhar corpo, e o anúncio dos artistas surge em modo caixinha de surpresas no segundo imediatamente antes do espectáculo. Já estão com a curiosidade atrás da orelha? Slow J, Pista, Surma, Golden Slumbers, Cícero, First Breath After Coma, D’Alva ou Isaura são alguns dos artistas que já pisaram terreno da Sofar Sounds Lisbon.

Por ser de lotação limitada, aconselhamos que garantam já o vosso lugar, caso contrário é bem possível que se arrependam de não terem sido cautelosos. Acedam ao site do Sofar Sounds, inscrevam-se aí mesmo e aguardem a confirmação da vossa participação. Com duas datas para este mês, 11 e 25, sempre aos domingos, a promessa de que receberão um serão inesquecível é indesmentível, bem próprio para amantes da espontaneidade e do efeito surpresa de tudo.

Este movimento, tão díspar dos demais que conhecemos, nasceu em Londres em 2009 e ergueu-se já em mais de 250 cidades por todo o planeta. Chegou à nossa capital em 2014 e ao Porto no ano seguinte, e, desde então, já assistimos a 24 edições em solo nacional. A proposta é muito clara e serve propósitos nobres e, por vezes, quase extintos. Aproximar músicos e públicos, destacar locais não óbvios para actuações deste género, como galerias de arte ou salas de estar, suscitar curiosidade e interesse mesmo sem a revelação do cartaz… quer dizer, quem se atreve a ir a um concerto em que se desconhece quem vai actuar?

Neste sentido, muitos são os que, felizmente, conhecem novas bandas, novos cantores, novas experiências artísticas com a licença deste evento, repleto de magia e alguma pitada de clube secreto. A não perder!

http://sofarsounds.com/