Os Sigur Rós não podiam ter selado 2017 da melhor forma, ao verem materializado o desejo antigo de organizar o seu próprio festival em Reykjavík, na sua Islândia natal. O evento, que decorreu entre os dias 27 e 30 de Dezembro, levou o nome de Norður og Niður e viu os seus criadores Jónsi, Orri e Goggi subirem ao palco, em todas as noites, na sala de concertos Harpa. O concerto da última noite, que foi também a noite de encerramento do festival, foi transmitida em directo nas interwebs através de Facebook e encontra-se já disponível.

Ao longo mais de duas horas de concerto, os islandeses revisitaram vários clássicos já sobejamente conhecidos que foram postos lado a lado com alguns dos temas novos que irão fazer parte do próximo registo de estúdio da banda. “Á”, “Niður” e “Varða” tinham já sido apresentados ao vivo noutras ocasiões durante o ano – “Á” foi, inclusive, apresentada ainda em 2016 -, e embora ainda não sejam conhecidas as suas versões em estúdio, tal não deve tardar a acontecer, uma vez que os Sigur Rós afirmaram já por várias vezes que o lançamento do oitavo álbum da discografia e sucessor para Kveikur de 2013 estará para breve.

Do alinhamento do festival constaram nomes como GusGus, Mogwai, Sóley, Jarvis Cocker dos Pulp, Kevin Shields dos My Bloody Valentine – uma actuação que deu que falar não só por ser uma apresentação rara ao vivo a solo, mas também porque ensaiou em palco novos temas que se pensa farão parte do próximo álbum da banda -, Johann Johannsson, Juliana Barwick, Alex Somers, Alex Taylor dos Hop Chip e Gyða Valtýsdóttir. O concerto quase completo, encontra-se na página de YouTube dos Sigur Rós e pode ser vista também já aqui em baixo, junto com o alinhamento. Os Sigur Rós foram incumbidos pela BBC 6 Music de fazer a playlist de natal da rádio, que podem ouvir aqui.

Setlist
0:00 Fljótavík
1:27 Niður
6:31 Varða
40:45 Óveður
47:09 Sæglópur
54:10 Ný Batterí
1:02:08 Vaka (Untitled #1)
1:08:55 Festival
1:17:40 Kveikur
1:24:33 Popplagið (Untitled #8)

A setlist completa do concerto pode ser conferida aqui.