Poucas tempo depois da viagem de 24 horas pelas zona costeira da Islândia chegar ao fim… finalmente o vídeo oficial para o novo tema dos Sigur Rós.

Primeiro foi um teaser misterioso. Algo estaria para acontecer. Às 22 horas o teaser desenvolveu-se para um stream ao longo das estradas junto à costa do país natal de Jón Þór Birgisson, Georg Hólm e Orri Páll Dýrason. Transmitida simultaneamente no canal de Youtube da banda e num dos canais nacionais islandeses, a longa viagem foi acompanhada pela já conhecida “Óveður”, diluída e rearranjada ao milésimo de segundo por uma app fazendo extractos de som reagruparem-se aleatória mas melodicamente consoante as imagens das paisagens por onde a viagem passava. Terminou a Route One e, no final,o novo vídeo para “Óveður” foi finalmente partilhado com o mundo.

O realizador sueco Jonas Åkerlund filmou o vídeo protagonizado pela coreografa islandesa Erna Ómarsdóttir na pequena cidade piscatória de Grindavík na Peninsula de Reykjanes. Uma mulher perdida no desespero, no álcool e na loucura. Sangue, tristeza e a habitual crueza da cinematografia nórdica. Forte e belo.

Estreada em palco nos concertos das duas edições do Primavera Sound – Porto e Barcelona -, “Óveður” tem sido usada como intro dos espectáculos. Ficamos à espera de notícias concretas sobre o disco.