Haja gente imparável como os Sigur Rós. Ainda há dias os islandeses davam quatro concertos em quatro dias enquanto cabeças de cartaz do Norður og Niður, festival organizado pelos próprios em Reykjavík, isto depois de terem sido convidados para fazer a curadoria da playlist de Natal de BBC, e pouco mais de uma semana depois, já estão de volta e a lançar música nova.

Pois que ainda não é o anúncio do sucessor de Kveikur, que data já de 2013 – o que significa que vamos para cinco anos sem um novo registo de originais -, mas a contribuição com dois temas dos islandeses para a banda sonora da série Black Mirror, actualmente produzida e transmitida na Netflix mas originalmente uma criação do Chanel 4 britânico.

“Match” e “End”, as duas novas músicas dos islandeses, fazem parte de Hang The DJ, o quarto episódio da quarta época da série cuja banda sonora foi escrita por Alex Somers, produtor e colaborador habitual dos Sigur Rós e companheiro de vida e de banda de Jónsi nos Alex & Jónsi. As colaborações entre ambos já se estenderam anteriormente ao mundo do cinema nas bandas sonoras de Captain Fantastic em 2016 e Aloha, no ano anterior.

As novas composições são perfeitamente assimiladas como elementos de uma banda sonora mas são em simultâneo plenamente reconhecíveis como produtos da máquina de fazer sonhos dos Sigur Rós. Enquanto “Match” se estende por elementos perfeitamente identificáveis como sigurosianos, “End” é uma pequena intro ambient tenebrosa. Orri Páll Dýrason, baterista da banda, confessou ao site The List em Setembro passado, que os Sigur Rós estão a trabalhar num disco novo:

We’ve completed a few songs. (…) We’ve been writing these songs over a long period of time, almost two years, and the emotions are very different, kind of all over the place. Whereas Kveikur was written in really short bursts, this one has taken a longer time. We’ll see what happens when we get together for the next writing session, but maybe the world needs something happy? Maybe we all need some positive things?

Do disco mais nada ainda se sabe, mas os Sigur Rós não têm estado adormecidos nos últimos anos. O projecto Route One, o vídeo para “Óveður”, “Hoppípolla” (Planet Earth II Mix)” e “Á”, “Niður” e “Varða”, os novos temas estreados em palco durante alguns dos concertos que deram ao longo do ano, foram os frutos de 2016 e 2017 da banda de Jónsi, Hólm e Dýrason.