A película The Circle, realizado por James Ponsoldt, estreia no próximo dia 28 de Abril e conta com uma participação especial. Para além dos afamados protagonistas Tom Hanks e Emma Watson, a banda sonora conduzida pelo compositor Danny Elfman contou com a participação do vocalista dos Sigur Rós, que interpreta um tema com alguma tradição.

A canção “Simple Gifts”, interpretada agora por Jónsiremonta a 1848 pela mão do compositor Joseph Brackett, sendo considerada um hino da comunidade shaker, uma seita religiosa fundada em Inglaterra no século VIII. Mais tarde, depois de uma série de interpretações e referências, a música ganhou o estatuto de música tradicional folk dos Estados Unidos da América. A letra tem uma estrutura simples e um carácter moral e pacífico onde prevalecem os conceitos de “gift”, “simple” e “delight”.

A interpretação do músico islandês traz uma nova respiração à histórica lírica, através de um instrumental mais intricado e, caracteristicamente, místico e moderno. Uma abordagem que certamente enriquecerá o filme dado o seu teor tecnológico e ficcional traduzida num acrescento de valor no álbum da banda sonora que vai ser lançado pela mesma altura.

Jónsi tinha já concebido duas bandas sonoras em momentos anteriores, para o filme We Bought A Zoo de 2011 e How To Train Your Dragon 2 de 2014. Entretanto os Sigur Rós, banda triádica desde que Kjartan Sveinsson deixou o grupo em 2013, continua a sua digressão mundial.