Brian Baltz é mestre na forma como não só flutua como faz flutuar as suas melodias dreamy e longas reverbações num território surreal muito próprio. Sob o pseudónimo Sleep Party People cravou já na sua segunda pele e forma de coelho três longa durações, Floating de 2014, We Were Drifting On a Sad Song de 2012 e o homónimo de 2010. O dinamarquês anuncia agora um novo longa-duração que levará o título de Lingering e que será editado a 02 de Junho pela Joyful Noise Records. E é nos passinhos frágeis e sensíveis deste ser enigmático que nos chega “The Missing Steps”, o single de avanço que teve já direito a tratamento visual.

“The Missing Steps” ergue-se com a mesma identidade que os temas de Sleep Party People que conhecemos, mas com estrutura e aspecto diferentes da anterior discografia do projecto: o experimentalismo e a exploração tanto ao nível do som como em termos processuais evidentes nos mais antigos registos da banda foram deixados, de forma bastante evidente, de parte. É, no entanto, fácil de reconhecer que esta é uma das composições mais trabalhadas de Sleep Party People até à data e, por muito que pareça forçosamente radio-friendly, é indubitável a sinceridade do tema e a devoção e a entrega que Brian lhe imprimiu e o resultado está à vista: uma canção frágil, orgânica e menos alienígena que o habitual.

Christina Amundsen materializa visualmente “The Missing Steps” com o vídeo que acompanha o tema e revela ter sido inspirado na mitologia grega, mais precisamente no Monte Olimpo, e ao mesmo tempo num recente fascínio pela criopreservação. É desta forma que representa uma narrativa de duas personagens que se transformam em pedra, eternizando-se no topo de uma montanha na esperança de voltarem juntos à vida, significando assim “o amor derradeiro”. Mostra-se humano quem veste uma personagem de coelho, cresce a incógnita pela diferença e aumenta o entusiasmo pela surpresa. Assim é esperado o quarto álbum de Sleep Party People que se irá revelando aos poucos. O primeiro passo está dado através deste “The Missing Steps”.