Há muitas formas de buscar identificação. Uma delas é criar uma persona, um personagem, uma ideia, uma estrutura bem pensada para comunicar algo ou, simplesmente, denotar um novo ser ou objeto. Brian Batz – o dinamarquês meio homem, meio coelho dos Sleep Party People -, parece buscar no vídeo para “Fainting Spell” uma forma de ampliar o número de identidades com que enfrenta o mundo, e porque não, também comunicá-las. Através de um pedido curioso na sua página oficial do Facebook em maio, Batz agregou inúmeros fãs numa solicitação curiosa e peculiar: a partilha de imagens de pessoas usando máscaras de coelho, insígnia visual já conhecida de Sleep Party People nas suas performances ao vivo.

O resultado do trabalho para o vídeo produzido por Ryan Valadez para “Fainting Spell” é um visual de conceitos, simetrias, perfis e um plano de fundo que se move em função de um grande coelho criando a sua identidade. Explorando o conceito visual proposto, o vídeo comunica elementos variados nas figuras de um mestre na criação da sua máscara, um cervo empalhado numa parede que se move e inúmeros “coelhos mascarados” nas telas de um televisor a preto e branco. Será a transformação de uma persona uma forma de libertação frente à figura empalhada de uma estrutura estática? As possibilidades de ganhar novas formas de expressão são desafiadas a partir da representação nos televisores que, ainda que antigos, constituem símbolo significativo na comunicação ao redor do globo.

O enigmático conceito musical que se desenvolve no trabalho de Sleep Party People percorre uma batida envolvente que se desenha ao longo das canções ouvidas no álbum Lingering, lançado a 02 de junho pela mão da Joyful Noise Records. Álbum este que alcançou um novo nível de experimentalismo e shoegaze “tridimensional” com seus ruídos pulsantes que misturam o dreampop de veia eletrónica, distorções e sintetizadores que compõe o cenário do início ao fim da obra, acho que já preenchia a construção do single de avanço para o disco – “The Missing Steps” -, lançado em abril passado.

Brian Batz agradeceu o envolvimento de todos os fãs, elencando os nomes e regiões ou países de cada participante que assim contribuiu para a bela e intrigante edição deste vídeo. Sleep Party People ruma ao México como próxima paragem da sua digressão e retorna posteriormente à Europa para apresentar a sua sonoridade dreamy aos ouvidos e olhares curiosos por encarar a performance deste enigmático coelho dinamarquês.