Coisas para quem gosta e faz questão de ser surpreendido!? Há muitas neste cantinho à beira estrada de pó e terra plantado. Stephen Malkmus encosta à casca de uma árvore todo um legado de senhor maior do indie rock – a obra dos Pavement, dos Silver Jews ou dos Jicks dispensam reconfirmações – e diz que agora o que lhe apetece mesmo é mandar-se ao folk, ao american primitivism e ensopar os trapos que vestem este novo conjunto de canções num riacho de águas frescas de tudo o que é rootsy, do que é simplesmente a tradição da música norte-americana.

No ano passado, Malkmus tinha já cuspido no prato cheio que tem sido a sua carreira quase sempre dentro de uma estética indie e slacker rock, para experimentar com a vontade de dar ao corpinho electrónico aquilo que ele precisava em Groove Denied. 2019 foi o corpo e 2020 é o espírito de uma nova vida de quem já não tem nada a provar? Parece bem que sim e Stephen abriu uma porta de ensaios e descobertas da qual pode não ter muito mais volta… pelo menos enquanto lhe apetecer. A idade e o estatuto tem destas coisas… ainda bem!

Traditional Technics é editado pela Domino Recording Co. e pode ser ouvido em cima. (Ah e sem medos, no meio de tanta coisa nova ainda se sente o dedo desengonçado tão característico na escrita do californiano)