O disco da super-banda que Nico Muhly montou de forma a dar melodias e sons ao sistema solar, embora cada planeta cante uma canção especifica e única, recebe agora mais um vídeo quase nas vésperas do seu lançamento que acontece no próximo dia 09 de junho. Escrito em parceria entre Bryce Dessner dos The National, Sufjan Stevens, James McAlister e do próprio NicoPlanetarium é baseado em composições originais que datam de 2012, feitas no âmbito de um espectáculo encomendado pela sala de espetáculos holandesa Muziekgebouw Eindhoven.

Depois de “Mercury” e de “Saturn“, é agora a vez da viagem cósmica repousar nos acordes místicos e flutuantes de “Venus”. Não repetindo a colaboração com Deborah Johnson, a realizadora dos anteriores trabalhos visuais, é Sufjan que carrega nos comandos da sua nave a responsabilidade pelo exercício estético que dá movimento ao tema.

Lê também: Desce à terra Planetarium, o novo projecto de Sufjan Stevens com Bryce Dessner dos The National

Bebendo inspiração em capas de revistas vintage e pulp fiction – revistas ilustradas de ficção cientifica, noir e de fantasia muito populares durante as primeiras décadas do século XX e que se caracterizavam por se fazerem com um papel de menor qualidade -, Stevens recorta pin-ups, homens musculados e simbologias sci-fi de forma a invocar Vénus, a deusa romana do amor e do sexo, da beleza e da fertilidade. Planetarium sai já no final da semana, a 09 de junho, pela mítica 4AD.