Laura Veirs deixou a sua guitarra acústica de brilhos folk rock no seu stand a ganhar pó e um merecido descanso que durou praticamente cinco anos, o tempo que passou depois de editado Warp & Weft. O álbum, de 2013, pontificava então uma discografia de nove discos e 14 anos de histórias encantadoras,  entregues num embrulho sonoro entre a pop de câmara, o folk rock e as melodias de genética mais campesina, seladas pela voz aveludada de Veirs.

Em 2018, a norte-americana pega novamente o seu instrumento de eleição e deita-o nos braços para a construção de mais uma colecção de canções. The Lookout, o próximo longa-duração em nome individual da cantautora de Portland – Laura editou, em 2016, um disco colaborativo case/lang/veirs com Neko Case e k.d. lang -, tem data de lançamento marcada para 13 de Abril, via Bella Union, e veio apresentado em finais de Janeiro pelo tema de estreia, “Everybody Needs You”.

Agora, Laura Veirs revela o segundo pedaço de som para o seu décimo registo de estúdio. “Watch Fire” conta com a colaboração de Sufjan Stevens, que teve tempo de emprestar a sua voz a alguns dos versos da canção, ainda antes da sua actuação de domingo próximo na cerimónia dos Óscars. O norte-americano encontra-se nomeado na categoria de Melhor Canção com o tema “Mystery Of Love” composto para a película Call Me By Your Name, nomeada também para a categoria de Melhor Filme. Sobre a participação de Sufjan Stevens, Laura confessa:

I heard his voice on this song when I wrote it. We’ve been friends for a long time and he’s given me quite a few artistic pep talks over the years.

A canção vem com um simples mas bonito lyric video, para ver em baixo, juntamente com o primeiro tema revelado.

Lê tambémSufjan Stevens: o nome que está em falta nos palcos portugueses