Em 2005 saía Illinois ou, se quisermos ser mais exactos, Sufjan Stevens Invites You To: Come On Feel the Illinoise. Mais de dez anos volvidos do segundo volume de uma série de 50 discos baseados em estados americanos que nunca se tornou real e que tinha começado com Michigan dois anos antes, para celebrar o décimo aniversário, Sufjan reedita o disco com uma nova capa e um 12’’ em forma de estrela com um versão de “Chigaco” que até agora ainda estava por atingir os ouvidos da população terrestre. Atá agora, porque aqui fica ela de hoje em diante.

A reedição comemorativa dos 10 anos de Illinois traz também outra novidade, e uma que não agradará, certamente, a Clark Kent. Mantêm-se os ovnis, o badass gangster e a cabrita com a linha de horizonte de Chicago em fundo, mas Superman é substituido na capa do disco por Blue Marvel, criado em 2008.

Isto porque, aquando do lançamento do disco e consequente artwork, a DC Comics, detentora legal dos direitos sobre todas as coisas relacionadas com Superman, fez um ultimato à label de Sufjan, exigindo a retirada do super-herói da capa, alegando violação dos direitos de autor. A solução arranjada, de forma a evitar problemas legais, foi a substituição de Superman por balões coloridos, que mais tarde, foram também eles retirados da capa. Mais de uma década depois, Sufjan alia-se à grande rival da DC Comics, a Marvel, casa-mãe do Spider-Man e dos The Avengers, que o ajudou no preenchimento do espaço deixado vago com um dos seus super-heróis, deitando assim a língua de fora à DC Comics.

A reedição de Illinois tem data de edição para 01 de Abril e fica um aviso aos coleccionadores. Existe uma versão do 12’’ que estará a venda para quem quiser mas não fará parte da edição oficial devido a um erro de print. Onde se lê 45RPM devia estar 33RPM que é a rotação correcta de um 12’’.

Descobre aqui as razões que o Nuno Fernandes aponta como fulcrais para o regresso de Sufjan a Portugal.

Sufjan Stevens: o nome que está em falta nos palcos portugueses