Quando uma morte trágica se fecha dentro de nós, os desejos de dar continuidade aos trabalhos anteriormente realizados podem ser condicionados ou, até mesmo, darem-se por terminados. Mas este não é o caso dos Surfer Blood, banda oriunda de West Palm Beach, na Florida, que sempre nos contemplou com as melodias rítmicas e quentes que nascem com o sol que invade o sul dos Estados Unidos da América.

Este será o primeiro trabalho do colectivo após a morte de Thomas Fekete, um dos seus membros fundadores da banda, que faleceu no dia 30 de Maio deste ano com um tipo de cancro muito raro. Snowdonia é o nome do álbum que será lançado apenas no dia 03 de Fevereiro de 2017 pela editora Joyful Noise, mas podemos já saborear um pouco do que está para chegar com “Six Flags in F or G”, o single que dá os primeiros contornos do rosto ao álbum. E, pelo que aqui se ouve, espera-se um álbum diferente dos anteriores, envolto, quiçá, num ambiente mais estranho, não só pela falta de um dos seus elementos essenciais, mas também porque a banda pretende distanciar-se das fórmulas que adoptaram em álbuns passados, ideia essa que se constrói logo através do artwork de Snowdonia.

Ao contrário do que acontece noutros temas da banda, “Six Flags in F or G” parece ser o reencontro de alguém que caminha errante, de alguém que desconfortável se despede de outro alguém de forma melancolica. O riff de guitarra começa por tornar o ambiente mais inóspito, dando assim continuidade às guitarras que lhe seguem e que criam uma camada mais psicadélica e paralela ao universo caloroso dos Surfer, sentimento que se vai enaltecendo ao longo do tema. Contudo, existe uma reviravolta: uma nova mensagem ergue-se vinda das melodias; sente-se um novo sangue de surfista e de esperança no meio desta nova encarnação da banda. Talvez seja essa a impressão que “Six Flags in F or G” nos deixa: o renascer de Thomas Fekete dentro do coração dos Surfer Blood.

Snowdonia Tracklist

01. Matter of Time
02. Frozen
03. Dino Jay
04. Six Flags in F or G
05. Snowdonia
06. Instant Doppelgängers
07. Taking Care of Eddy
08. Carrier Pigeon

Surfer Blood - Snowdonia

Surfer Blood – Snowdonia