Pouco ou nada prepara para ouvir a voz de John Grant como um eco numa montanha, como se de uma dung chen (uma trompeta tibetana) se tratasse e que imediatamente transporta os sentidos para uma espécie de oração às criaturas da noite numa verdadeira ode à natureza. Presta-se aqui um profundo tributo ao que de mais belo e insubstituível se pode conceber. E, de repente, a invasão resgata lembranças de Dead Can Dance e dos This Mortal Coil.

A música cresce como se se elevasse nas altitudes e fosse libertando a sua densidade à medida que vai despindo uma tremenda dor. O veículo da libertação é a voz de Susanne Sundfør numa transmutação da noite para a alvorada em que a mãe natureza é chamada para curar as suas feridas. A grandiosidade da sua voz, oscilante entre a ternura e a pujança de um grito de guerra, chama a si toda a beleza como se fosse um encantamento.

O novo single “Mountaineers” da norueguesa foi escrito enquanto Susanne fez um retiro com o The Dark Mountain Project e a Way of Nature – projectos que envolvem escritores, artistas e pensadores que visam a protecção ambiental -, inspirada que foi pelo poema “Rearmament” do poeta americano Robinson Jeffers. O tema faz parte do novo disco Music For People In Trouble, estando a sua edição agendada para 25 de Agosto sob a chancela da editora Bella Union. Nas palavras de Sundfør, “Mountaineers”

it’s about the importance of seeing the beauty in things in order to find purpose and strength in life.

A par do seu antecessor “Undercover”, esta magnífica e inspiradora canção levanta o véu do que se pode esperar do seu novo disco que se adivinha como intimista e profundamente belo, traduzindo as emoções e experiências vividas pela cantora norueguesa numa viagem que fez pelo mundo e que passou por lugares tão díspares quanto fantásticos, que vão desde o Norte da Coreia até à floresta da Amazónia. Em baixo para ouvir ambos os singles de Susanne Sundfør para Music For People In Trouble, “Rearmament” e “Undercover”.

Music For People In Trouble

01. Mantra
02. Reincarnation
03. Good Luck Bad Luck
04. The Sound Of War
05. Music For People In Trouble
06. Bedtime Story
07. Undercover
08. No One Believes In Love Anymore
09. The Golden Age
10. Mountaineers